TRAMA REVOLUCIONÁRIA
O movimento da Inconfidência Mineira foi uma trama revolucionária envolvendo magistrados, sacerdotes, poetas, fazendeiros, militares, homens do povo e mesmo autoridades do poder dominante, no século XVIII (1788-1789), sonhando com a libertação do Brasil-Colônia da dominação portuguesa.

INSPIRAÇÃO
Inspirou-se grandemente na independência das 13 colônias inglesas da América do Norte, ocorrida na mesma época (a declaração de independência dos Estados Unidos da América de 1776 e a constituição de 1783), e nos filósofos do Iluminismo, como Voltaire, Rosseau, Smith, Locke e outros expoentes.
Muitos jovens da elite de Vila Rica estudavam na Europa, em Coimbra, Montpelier e outros centros de excelência, sendo inspirados e influenciados por estas idéias renovadoras.

THOMAZ JEFFERSON E A INCONFIDÊNCIA
Um desses estudantes brasileiros, José da Maia, usando o pseudônimo de Vendek, chegou a trocar correspondências e a protagonizar, em 1787, um ousado e histórico encontro secreto com Thomaz Jefferson, autor da Declaração da Independência e embaixador americano na França e um dos pais fundadores da então recente nação norte-americana. Buscava apoio da jovem democracia norte-americana ao movimento revolucionário que se avizinhava na pátria brasileira, obtendo sua simpatia para o levante mineiro.
Jefferson escreveu a Maia em francês e o encontro dos dois se deu no mês de abril de 1787, na cidade francesa de Nimes. No dia 4 de maio, em carta ao Secretário de Estado John Jay, Thomaz Jefferson relatou o encontro com o brasileiro. As correspondências de Jefferson se acham em bibliotecas americanas e foram pesquisadas pelo Hotel Pousada do Arcanjo.

IDEAIS GLOBALIZADOS
A efervescência libertária da época vinha aumentando também na França, culminando na Revolução Francesa com a queda da Bastilha, símbolo do absolutismo monárquico, em 1789, mesmo ano do auge das tramas dos inconfidentes em Vila Rica.

LIBERDADE ADIADA
Os conjurados são traídos e a pretendida revolta não se concretiza, mas os ideais dos inconfidentes não desaparecem.
A Inconfidência Mineira, tendo Vila Rica como centro do movimento, foi o principal episódio da era colonial, precursor da independência finalmente conquistada 33 anos depois, em 1822, quando o Brasil se torna independente de Portugal.

TIRADENTES
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, principal líder das articulações revolucionárias, foi declarado herói nacional e é o patrono cívico da nação brasileira. É celebrado anualmente no dia 21 de abril em Ouro Preto, com a transferência simbólica do governo de Minas para a antiga Vila Rica dos inconfidentes.
O local da sua residência em Vila Rica é hoje a sede da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto, que abriga, também, o Convention & Visitors Bureau de Ouro Preto e Circuito do Ouro e o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Ouro Preto.
Os restos mortais dos inconfidentes estão depositados no Panteão dos Inconfidentes, no Museu da Inconfidência.

 
 
 
 
Hotel Pousada do Arcanjo

Rua São Miguel Arcanjo, 270
Ouro Preto MG 35400-000
Brasil

+55 (31) 3551-4121
Reservas
 
 
Prêmios e referências

Prêmios
 
 
 
 

Powered by Z

Copyright © 2017 Hotel Pousada do Arcanjo. Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil